Tipos de rochas
Rochas Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas
Em geologia, Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineralóides. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera é constituída por rochas. O estudo científico das rochas é chamado de petrologia, um ramo da geologia. Os termos populares pedra e calhau referem-se a pedaços soltos de rochas, ou fragmentos.
Para ser considerada como uma rocha esse agregado tem que ter representatividade à escala cartográfica (ter volume suficiente) e ocorrer repetidamente no espaço e no tempo, ou seja, o fenômeno geológico que forma a rocha ser suficientemente importante na história geológica para se dizer que faz parte da dinâmica da Terra.
As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, forma estrutural, ou textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos da sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como magmáticas sedimentares, e rochas metamórficas.
A história que as rochas contêm é, muitas vezes, rica e variada. Na verdade, a Terra, ao contrário do que se possa julgar, é um planeta “vivo”, pois se encontra em constantes transformações, quer internas quer externas. Algumas destas transformações são perceptíveis à escala humana, por exemplo, a atividade de um vulcão. Outras, por serem tão lentas, como a erosão, apenas provocam modificações tão pequenas que são assinaláveis passados alguns anos ou mesmo milhões de anos.
Rochas Magmáticas (Ígneas)
As rochas ígneas ou magmáticas, como indica o próprio nome, originam-se do magma,
Sob altas temperaturas (800 a 1.000°C), por resiliamento e consolidação. O resiliamento do
Magma gera uma serie de fenômenos da mais alta complexidade, porque nele existe uma
Infinidade de minerais em estado potencial. Cada um deles surge, no momenta em que sua