Tipos de Rochas
Classificação Geológica
- Rochas ígneas ou magmáticas: Formadas pela consolidação do material proveniente de uma fusão total ou parcial do magma. As rochas ígneas podem ser divididas em 2 tipos: ígneas intrusivas e ígneas extrusivas. As extrusivas possuem granulação fina, densa, é formada por micro minerais indistintos a olho nu com resfriamento rápido. Já as intrusivas possuem granulação média a grossa, com um resfriamento lento com seus constituintes dispostos ao acaso.
Um dos principais exemplos desse tipo de rocha são os Gnaisses que se caracterizam-se pela xistosidade particular que constitui a estrutura gnáissica. Representam o último grau de alteração de rochas sedimentares e constituem o grupo do paragnaisses ou então provêm do metamorfismo dos granitos e são chamados ortognaisses. Apresentam o aspecto e características físicas e mecânicas semelhantes a dos granitos.
- Rochas sedimentares: Originaram-se do acúmulo e consolidação de materiais de degradação de rochas preexistentes. Esta degradação, promovida pelos fenômenos de integração rocha-atmosfera, resulta de processos que atuam simultaneamente em conjunto, referidos por intemperismo, que resultam em um manto de materiais que forma um solo de espessura variável recobrindo as rochas atacadas.Elas podem ser classificadas a partir dos seguintes critérios: presença de camadas; presença de grãos arredondados; desagradável ao risco de estiletes, presença de cimento.
- Rochas metamórficas: Formadas pela alteração gradual das rochas sedimentares ou das rochas ígneas pela ação de calor e altas pressões.
1.4.2 Classificação Tecnológica
- Rochas silicosas: São rochas em que predomina a sílica. Têm as maiores resistências mecânicas e maior durabilidade.
- Rochas calcárias: Predomina o CaCO3. São rochas de boa resistência mas de durabilidade considerada média.
- Rochas argilosas: Predomina a argila. Têm baixíssima resistência mecânica e baixíssima durabilidade.
Classificação