Tipos de Refinadores
SENAI CANOINHAS/SC
OPERADOR DE MÁQUINAS DE FABRICAR PAPEL
TIPOS DE REFINADORES
MANASSÉS MOREIRA DOS SANTOS
Canoinhas/SC
2011
Introdução
A refinação de massa corresponde à fase do processo de fabricação do papel na qual a polpa é tratada mecanicamente e, em alguns casos também quimicamente, mediante a adição de aditivos químicos, de modo a estar apta à formação da folha na máquina.
O principal objetivo da refinação consiste em melhorar a capacidade de fibras para se unirem umas com as outras, a fim de formar uma folha de papel forte e lisa, com excelentes características para impressão. Para chegar a esses objetivos, as fibras podem chegar a serem encurtadas, hidratadas, fibriladas, operações essas que ajudarão a desenvolver as propriedades como resistência física, absorvência, porosidade e várias propriedades óticas.
Durante a refinação, a causa do trabalho mecânico, as paredes primária e secundária externa da fibra se rompem e são eliminadas parcialmente, o que permite a penetração da água no interior da mesma, provocando seu inchamento e possibilitando-se a fibrilação interna; por sua vez que se realiza a fibrilação externa, ao sair as fibrilas das camadas mais exteriores através das perfurações praticadas nas capas externas. Devido ao conjunto destes efeitos a fibra toma um aspecto de desfiado, aumentando-se sensivelmente sua superfície e volumes específicos, que por sua vez se torna mais flexível e branda.
Pode-se dizer que existem três tipos básicos de refinadores: o moinho e os refinadores cônico e de disco.
Tipos básicos de refinadores moinhos (“beaters”), cônicos (“conical”) e de disco (“disk”)
Refinadores Moinho (Holandesa)
De um modo mais restrito, moagem se refere ao tratamento mecânico da massa em moinhos, realizado em regime