Tipos de psicologia
A sua concepção da natureza humana levou-o a acreditar que o alunos tem motivação intrínseca para aprender, sendo tarefa do professor favorecer essa aprendizagem, através de um clima facilitador.
Rogers define a facilitação da aprendizagem "como o objetivo da educação, como o método de formar no homem que aprende, o modo de aprender a viver como indivíduos em evolução."
A proposta de Carl Rogers passa por um conjunto de qualidades que são fundamentais existirem na pessoa do professor, para que a aprendizagem possa ser facilitada. Esta são a autenticidade, ou seja, quando a relação com o estudante acontece sem fachada e sem máscara; o apreço, aceitação e confiança, que significa apreciar o aluno e aceitá-lo como ele é, acreditando que ele é digno de confiança.
Psicologia Gestalt
A Gestalt ou psicologia da forma, surgiu no início do século XX e, diferente da gestalt-terapia, criada pelo psicanalista berlinense Fritz Perls(1893-1970),trabalha com dois conceitos: supersoma e transponibilidade. O psicólogo austríaco Cristian von Ehrenfels apresentou esses critérios pela primeira vez em 1890, na Universidade de Graz.
De acordo com a teoria gestáltica, não se pode ter conhecimento do "todo" por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes: "(...) "A+B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C", que possui características próprias".
Segundo o critério da transponibilidade, independentemente dos elementos que compõem determinado objeto, a forma é que sobressai: as letras r, o, s, a não constituem apenas uma palavra em nossas mentes: "(...) evocam a imagem da flor, seu cheiro e simbolismo - propriedades não exatamente relacionadas às letras."
Psicologia Clinica
É a parte da psicologia que se dedica ao estudo dos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças não mentais.
Os primórdios da psicologia clínica científica se encontram em fins doe século XIX e o termo