Tipos de projeções cartográficas
Projeção Cilíndrica
Na projeção cilíndrica, a superfície terrestre é projetada sobre um cilindro tangente ao elipsóide que então é longitudinalmente cortado e planificado.
Projeção Cônica
Na projeção cônica, a superfície terrestre é projetada sobre um cone tangente ao elipsóide que então é longitudinalmente cortado e planificado.
Projeção Azimutal
São projeções sobre um plano tangente ao esferóide em um ponto. No tipo normal (ou polar), o ponto de tangência representa o pólo norte ou sul e os meridianos de longitude são linhas retas radiais que partem deste ponto enquanto paralelos de latitude aparecem como círculos concêntricos.
Projeção de Mercator
É uma projeção que se preocupa com as formas e distorce as áreas. Assim áreas desenvolvidas do globo como a Europa parecem muito maiores do que realmente são.
Projeção de Robinson
É uma representação global da Terra. Os meridianos são linhas curvas (elipses) e os paralelos são linhas retas.
Projeção Gall-Peters
Essa projeção privilegia os países subdesenvolvidos uma vez que não distorce suas áreas. É uma projeção equivalente privilegiando as áreas e distorcendo as formas.
Anamorfose
São mapas esquemáticos, sem escala cartográfica, são representações em que as áreas sofrem deformações matematicamente calculadas, tornando-se diretamente proporcionais a um determinado critério que se está considerando. (Em cima, está representando a média do PIB dos países. Em baixo, está representando o índice populacional dos países).
Tipos de Projeções
Cartográficas
Nome
Geografia – Turma
Índice
Tipos de Projeções
Biografia
Conclusão
Bibliografia
http://www.brasilescola.com/geografia/projecoes-cartograficas.htm
https://sites.google.com/site/professorluisgeo/home/8a-serie/o-que-e-uma-anamorfose
http://www.infoescola.com/cartografia/projecao-de-mercator/
Conclusão
Neste trabalho pude aprofundar meu conhecimento sobre os tipos de projeções