Tipos de preconceitos
Ao abordarmos o tema ‘preconceito’ dentro da escola, deparamos com um sério problema que abrange este meio. É extremamente difícil pensar em praticas pedagógicas inclusivas onde, pois o que existe hoje,é meramente excludente e pautado no preconceito em todas as suas formas,seja racial ou por qualquer tipo de diferença.
Desta forma, acreditamos ser o preconceito o maior problema observado na pratica escola, onde grande parte das questões é abordada de forma mais exposta e clara, sobretudo no que diz respeito ás questões do corpo.Outro motivo é que ,devido o preconceito ser fruto de padrões estabelecidos pela sociedade, o corpo reflete a principal forma de manifestação deste,sendo que especialmente na escola,muitos destes pensamentos são manifestados em forma de críticas,exclusões e humilhações. Neste sentido, pautando-se na diversidade humana e no discurso dominante da universalidade, constituiu-se uma contradição do contexto escolar onde, aqueles que fogem o padrão estabelecido são julgados como inferiores e incapazes. Desta forma, não se respeita ás diferenças, mas sim, as julgam e punem aqueles que as possuem.
Ao observamos tal prática em um país onde as diferenças raciais são características nacionais, identificamos um problema de difícil resolução, pois estes valores já foram pré-estabelecidos e desta forma, criaram-se os preconceitos.
DESENVOLVIMENTO
Tipos de preconceitos na escola
RACISMO
Vivendo em sociedade, os seres humanos devem respeitar-se uns aos outros. Todos possuem direitos, porém o direito de um cidadão não pode ultrapassar o direito de outro. Dallari (1998) afirma que, os direitos humanos no Brasil passaram a ser discutidos a parti da década de 1970, apesar dos desaparecimentos, das torturas e dos governos militares ainda imperarem época. Desta forma, para que seja assegurada a dignidade da pessoa humana faz-se necessário refletir sobre a teoria e a prática dos direitos humanos.
Deste modo, virmos na escola o meio ideal