Tipos de Portais da Web
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
TIPOS DE PORTAIS DA WEB
DAIANE PATRÍCIA MESSER
EDUARDA PAIZ
FRANCINI CAROLINI MARTINS
SIMONE LURDES SEGANFREDO
CHAPECÓ
2013SUMÁRIO
1. INTERNET
Segundo Bogo (2013) a internet foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos e rastrear informações, onde tudo passava por um computador central que se encontrava no Pentágono, mas sua comunicação era extremamente vulnerável.
Por este motivo as forças armadas dos EUA precisavam de um sistema que protegesse suas informações do inimigo durante a guerra. “Encomendou um estudo para avaliar como suas linhas de comunicação poderiam ser estruturadas de forma que permanecessem intactas ou pudessem ser recuperadas em caso de um ataque nuclear”. (TURNER e MUÑOZ, 2002, p. 27)
O departamento de defesa dos EUA desenvolveu segundo Abreu (2013), em 1969 pela agência ARPA (Advanced Research and Projects Agency), e com o apoio financeiro do governo norte-americano um sistema de informações em rede, ganhando o nome de ARPANET. Ainda segundo Bogo (2013) com um Backbone que passava por baixo da terra (o que o tornava mais difícil de ser interrompido), ela ligava os militares e pesquisadores sem ter um centro definido ou mesmo uma rota única para as informações, tornando-se quase indestrutível. Logo depois, em 1972, foi criado o primeiro correio eletrônico (e-mail).
Com cerca de dois mil usuários em 1975, segundo a Net permitia um acesso livre aos professores e pesquisadores usuários desta tecnologia. A visão educacional das universidades compreendia a rede como uma possibilidade de difusão e de compartilhamento de informação.
De acordo o Museu Virtual da Internet (2013), no princípio do ano de 1980 a ARPANET foi dividida em duas redes. A MILNET que servia as necessidades militares e a ARPANET que suportava a investigação. O Departamento de Defesa coordenava,