TIPOS DE PESQUISA TCC
Pesquisa exploratória:
O que é: Pesquisa para temáticas com pouco conhecimento produzido; Busca de informações sobre determinado assunto;
Objetivo: Apresentar fenômenos; Identificar percepções; Elaborar novas ideias.
Exemplo: Análise das percepções de formandos em negócios sobre as medidas adotadas para o enfrentamento da Crise Financeira de 2008.
Pesquisa Descritiva:
O que é: Fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem interferência do pesquisador.
Objetivo: Uso de técnicas padronizadas de coleta de dados (questionário e observação sistemática).
Pesquisa Explicativa:
O que é: Identifica causas; explica “o porquê” das coisas.
Objetivo: Pesquisas experimentais
NATUREZA DAS PESQUISAS:
Pesquisa aplicada: Tem como objetivo investigar, comprovar ou rejeitar hipóteses sugeridas pelos modelos teóricos.
Pesquisa básica (teórica ou empírica): Tem como objetivo ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos, relacionar e enfeixar hipóteses.
Procedimentos das Pesquisas:
Experimental: Objetiva criar condições para interferir no aparecimento ou na modificação dos fatos, para poder explicar o que ocorre com fenômenos correlacionados.
Bibliográfica: Recupera o conhecimento científico acumulado sobre um problema.
Estudo de caso: Visa conhecer em profundidade o como e o porquê de uma determinada situação que se supõe ser única em muitos aspectos, procurando descobrir o que há nela de mais essencial e característico.
Documental: Realizada a partir de documentos, contemporâneos ou retrospectivos, considerados autênticos (não fraudados) e são separados em dois tipos, primeira mão e segunda mão. Sendo que o de segunda são os que já foram analisados uma vez e o de primeira são os documentos oficiais
Levantamento: busca informações e dados disponíveis em publicações – livros, teses e artigos de origem nacional ou internacional, e na internet, realizados por