Tipos de perifericos
Introdução
Ao se falar em informática, vem à mente uma máquina – o computador. Um computador é um equipamento electrónico que armazena, processa e recupera informações, sendo capaz de realizar os seguintes tipos de operações: aceitar uma entrada estruturada, armazená-la e/ou processá-la mediante regras preestabelecidas e produzir uma saída com resultados aceitáveis. Nesta perspectiva o presente trabalho encarrega-se somente na abordagem de periféricos de entrada (input), periférico de saída (output) e periférico de entrada/saída no que concerne as suas funções vitais no computador.
Contudo pode-se destacar o caso de teclado, mouse, tela sensível a toque, vídeo ou monitor, caneta óptica, joystik, impressora, leitoras de CD/DVD, scanner entre outros periféricos.
Contextualização de periféricos
Os dispositivos de entrada e saída (e/s) ou input/output (i /o) são denominados periféricos. Eles permitem a interacção do processador com o meio externo, possibilitando a entrada e/ou a saída de dados. Eles provêem o modo pelo qual as informações são transferidas de fora para dentro da máquina, e vice-versa, além de compatibilizar esta transferência através do equilíbrio de velocidade entre os meios diferentes. Entre estes componentes podemos mencionar o teclado, o vídeo, a impressora, câmara digital, tela sensível, leitora de cartões, leitores ópticos/magnéticos, etc.
Periféricos de entrada São exemplos de dispositivos de entrada: teclado, mouse, microfone, câmara digital, tela sensível ao toque,