Periféricos e tipos de rom
Periféricos de entrada: Periféricos de entrada são aqueles cuja função é transmitir a informação a CPU, operam somente em um sentido: usuário, CPU. Entre os principais periféricos de entrada e suas respectivas funções, podemos citar como exemplos:
Mouse: permite ao usuário posicionar uma seta (apontador) através da interface gráfica dos aplicativos;
Teclado: Permite ao usuário inserir dados através de diferentes teclas, inclusive usando combinações;
Webcam: periférico de entrada que captura imagens estáticas e em movimento, utilizando-as para vídeo conferências.
Tipos de ROM: Memória apenas de leitura (ROM), também conhecida como firmware, é um circuito integrado (chip) programado com dados específicos, no momento de sua construção. Circuitos integrados de ROM não são usados somente em computadores, mas em muitos outros equipamentos eletrônicos.
Existem 5 tipos básicos de ROM:
ROM
PROM
EPROM
EEPROM
Memória Flash
PROM:
(PROM - programmable read-only memory). Memórias de circuitos impressos PROM não gravadas podem ser compradas a baixo custo e codificadas por qualquer um com um aparelho especial chamado de programador.
Circuitos PROM (Figura 2) possuem uma matriz de colunas e linhas como as ROMs. A diferença reside no fato de que cada intersecção de coluna e linha em um circuito PROM possui um fusível ligando-as. Uma carga enviada pela coluna passará pelo fusível em uma célula para uma linha aterrada, indicando o valor 1. Desde que todas as células tenham um fusível, o estado inicial (vazio) de um chip de PROM é todo 1. Para alterar o valor de todas as células para 0, usamos um programador para