Tipos de Partos
Centro Técnico de Ensino
Na área de saúde e profissionalizantes
Tipos de Partos
Aluna: Aline Gonçalves Gomes
Professora: Fernanda Werneck
Introdução
Grande parte das gestantes começa a pensar sobre o assunto tão logo cessem as náuseas do inicio da gravidez. Nada mais natural! Afinal, o parto finaliza o longo processo de nove meses com chave de ouro, e sempre traz consigo a ansiedade própria deste momento. Todos irão querer saber sobre qual foi o tipo de parto, sejam as amigas, os familiares ou mesmo o médico, e esta informação vai acompanhar a mulher em qualquer consulta que ela fizer. Nestas ocasiões, outra pergunta se fará ouvir – Por que foi assim?
Desta forma, será interessante saber sobre tais questões e, assim, se preparar melhor para o que virá, entendendo as razões para cada tipo de parto.
Vamos falar um pouco dos tipos de partos, seus procedimentos e os riscos e benefícios de cada um deles, para que possamos entender um pouco mais de cada tipo de parto.
Tipos de Partos
PARTO NORMAL
Quando ocorre um acompanhamento pré-natal adequado, a gestante deve estar informada e preparada para o trabalho de parto e o parto em si. As orientações sobre a mãe e os cuidados com o bebê, técnicas de respiração, como manejar a dor, a participação do pai e a importância de conhecer o mecanismo do parto, devem estar bem esclarecidas. O trabalho de parto envolve várias fases e a gestante em geral dispõe de um tempo suficiente para chegar ao hospital e ter um atendimento adequado.
Primeiro período do parto - período de dilatação
Um parto humano típico começa com o início da primeira fase do parto: contrações do útero, inicialmente com frequência de 2 a 3 em cada 10 minutos e com duração aproximada de 40 segundos. Ocasionalmente, o parto é precedido da ruptura do saco amniótico, também chamado de ruptura das águas quando se romper. As contrações aceleram até que