Tipos de organizções
Organização é uma palavra originada do Grego "organon" que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. De um modo geral, organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos.
ORT (Organização Racional do Trabalho)
1- Analise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos (forma simples e rápida de executar a função).
2- Estudo da fadiga humana (diminuição de trabalho e perda de qualidade).
3- Divisão do trabalho e especialização do operário.
Desenho de cargos e tarefas (especificando o conteúdo de tarefas de uma determinada função).
4-
5- Incentivos salariais e prêmios de produção.
6- Condições de trabalho (melhoria do ambiente físico para melhor produtividade). 7- Padronização (uniformidade para redução de custos).
8- Supervisão funcional (os operários devem ser supervisionados por supervisores especializados e não por uma autoridade centralizada).
9- Homem econômico (o homem é motivado por recompensas salariais, econômicas e materiais)
Organização/empresa pública
A administração das empresas públicas no Brasil é feita por dirigentes nomeados pelo presidente da República, sendo, via de regra, pessoas do próprio quadro funcional. Têm muita semelhança com as sociedades de economia mista, mas não os são, já que as empresas públicas não admitem capital privado. Sua personalidade é de Direito Privado e suas atividades tem como fundamento os preceitos comerciais. É uma empresa estatal, constituída, organizada e controlada pelo Poder Público.
Ela possui natureza ambivalente, pois pertence ao mesmo tempo ao domínio público e ao domínio privado, sem se identificar completamente com um ou com outro.
Organização/empresa privada
Empresas privadas são empresas cujo capital (máquinas, equipamentos, edificações) é detido na sua maioria pelos agentes econômicos privados (as famílias ou indivíduos), e cujo o objetivo final é o lucro.