Tipos de operações financeira
As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessárias para esclarecimento da situação: * Patrimonial e de resultado do exercício.
As Notas explicativas tem por objetivo. * Complementar as Demonstrações Contábeis.
O Ativo Imobilizado é registrado pelo custo de: * De aquisição.
EXERCÍCIO 7: OPERAÇÕES COM ATIVO PERMANENTE
O Ativo Permanente possui três sub-grupos de contas a saber: * Investimentos, imobilizado e Diferido.
“são o conjunto composto pelas participações permanentes em outras sociedades e pelos direitos de qualquer natureza, não classificáveis no Ativo Circulante ou no Ativo Realizável a Longo Prazo, e que não se destinem à manutenção da atividade da empresa”, como por exemplo, as participações em sociedades coligadas, controladas, os investimentos em obras de arte, em imóveis para renda, etc. Isto se refere ao: * Investimentos.
É constituído por contas representativas de aplicações de recursos em bens e direitos que estão em uso, incluindo bens materiais e bens imateriais, bem como suas respectivas depreciações, amortizações e exaustões acumuladas. Exemplo: Imóveis, Veículos, Máquinas e Equipamentos, etc. Isto se refere ao: * Imobilizado Operacional.
EXERCÍCIO 8: OPERAÇÕES DAS CONTAS DE RESULTADO
Caracterizam-se pelo consumo de bens ou pela utilização de serviços e objetivam a obtenção de receitas. Estas despesas diminuem o |Patrimônio Liquido, pois são elementos negativos, e diminuem também o Ativo, quando pagas. Isto se refere a: * Despesas.
Essas despesas são as que ocorrem no início da constituição de uma empresa, ou seja, são gastos pré-operacionais, antes mesmo de a empresa iniciar suas atividades. Exemplo: Confecção de Nota Fiscal, preparação do local onde vai funcionar a empresa, etc. Essas contas devem ser classificadas no Ativo Permanente Diferido, conforme foi estudado em Operações do Ativo Permanente,