tipos de modem
Disciplina: Fundamentos da Informática e Comunicação de Dados
Características de Transmissão e Tipos de Modem
São Paulo
2012
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Disciplina: Fundamentos da Informática e Comunicação de Dados
Trabalho apresentado à Universidade Nove de Julho,
UNINOVE
Prof: Luiza Zamarian Baise
Elison José Da Silva
RA 912211518
O que é um Modem?
A palavra modem vem da junção demodulador e demodulador. O modem é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o converte para o formato digital original.
Em outras palavras, o modem consegue entender as informações recebidas pela linha telefônica ou pelo cabo de TV a cabo e as envia para um computador ou roteador através do cabo de rede. E da mesma forma, tudo que é recebido pelo cabo de rede é transmitido pela linha telefônica de volta para a companhia telefônica.
Tipos de Modems
Há dois tipos de modems:
- Síncronos (utilizados por redes de teleprocessamento/mainframes).
- Assíncronos (comuns entre os microcomputadores).
Modems síncronos exigem linhas dedicadas (LPS) enquanto do assíncronos são usados em linhas não dedicadas (linhas telefônicas comuns).
Velocidade de Transmissão de Dados
Quanto a velocidades da transmissão de dados via modem é medida em bits por segundo (bps). Os primeiros modems funcionavam na velocidade de 300 bps, os modems comerciais de hoje permitem velocidades de até "+/- 56,0kbps" (quilobits por segundo). Os mais comuns são de 28,8 Kbps e 33,6 Kbps. Embora essas velocidades possam parecer altas em relação aos primeiros modems, a quantidade de informações que trabalhamos exigem velocidade muito maiores. Exemplo: Transferir arquivos com vários megabytes pode ser um sucesso demorado, tedioso e caro. O tempo de duração da conexão entre