Tipos de manutenção
Existem basicamente três tipos de manutenção:
Manutenção corretiva
Trata-se de uma manutenção não periódica que variavelmente poderá ocorrer, a mesma possui suas causas em falhas e erros, que equipamentos dispõem nesta instância, trata da correção dos danos atuais e não iminentes. Exemplo: Quebrou a correia dentada do motor do seu carro quando viajava na velocidade de 120 km/h, o que gerou a MANUTENÇÃO CORRETIVA no motor de retificar o cabeçote, trocar válvulas, etc, e finalmente trocar a correia dentada.
Manutenção preventiva
Manutenção preventiva é uma manutenção planejada que previne a ocorrência corretiva. Os programas mais constantes da manutenção preventiva são: reparos, lubrificação, ajustes, recondicionamentos de máquinas para toda a planta industrial. O denominador comum para todos estes programas de manutenção preventiva é a verificação periódica do funcionamento dos equipamentos, antecipando eventuais problemas que possam causar gastos maiores como a manutenção corretiva. Utilizando o exemplo da correia dentada acima a MANUTENÇÃO PREVENTIVA consiste em trocar a correia dentada a cada 10.000 km rodados.
Manutenção preditiva
É o acompanhamento periódico dos equipamentos, baseado na análise de dados coletados através de monitoração ou inspeções em campo.
A manutenção preditiva, tem sido reconhecida como uma técnica eficaz de gerenciamento de manutenção. Outras terminologias tem surgido como ferramentas de gerência de manutenção, estes novos termos - RCM, manutenção centrada na confiabilidade; TPM, manutenção produtiva total; e JIT, manutenção "Just-in-Time" - são apresentadas como substitutas à manutenção preditiva e a solução definitiva aos seus altos custos de manutenção.
As técnicas de monitoramento na preditiva, ou seja, baseadas em condições, incluem: