Tipos De Interven O Verbal Do Terapeuta 11
Uma teoria das técnicas de psicoterapia requer uma conceituação de seus instrumentos, que está intimamente ligada a urna concepção do processo terapêutico. As intervenções dos terapeutas são instrumentos essenciais desse processo. Assim sendo, é importante deter-se na discussão teórica dos fundamentos e alcances de cada um destes recursos técnicos. Ë importante, sobretudo, clarificar o sentido do emprego de cada uma destas intervenções e seu valor como agente de modificação. Para esta compreensão concorrem valiosamente toda a vasta experiência clínica acumulada no campo das psicoterapias, certas contribuições teóricas e técnicas da psicanálise, a teoria e as técnicas centralizadas na comunicação, teorias da aprendizagem e conceitos provenientes da psiquiatria social e da teoria das ideologias.
Um inventário de intervenções verbais do terapeuta que são ferramentas nas psicoterapias inclui necessariamente as seguintes:
1. Interrogar o paciente, pedir-lhe dados precisos, ampliações e aclarações do relato. Explorar em detalhe suas respostas.
2. Proporcionar informação.
3. Confirmar ou retificar os conceitos do paciente sobre sua situação.
4. Clarificar, reformular o relato do paciente, de modo a que certos conteúdos e relações do mesmo adquiram maior relevo.
5. 5 - Recapitular, resumir pontos essenciais surgidos no processo exploratório de cada sessão e do conjunto do tratamento.
6. Assinalar relações entre dados, sequências, constelações significativas, capacidades manifestas e latentes do paciente.
7. Interpretar o significado dos comportamentos, motivações e finalidades latentes, em particular os conflituosos.
8. Sugerir atitudes determinadas, mudanças a título de experiência.
9. Indicar especificamente a realização de certos comportamentos com caráter de prescrição (intervenções diretivas).
10. Dar enquadramento à tarefa.
11. Meta-intervenções: comentar ou aclarar o significado de haver recorrido a qualquer das intervenções