Tipos de estocagem
São utilizados para manter o processo de produção ou suprimento funcionando continuamente se interrupções.
Estoque Regular / Cíclico
São necessários para satisfazer a demanda média durante o tempo entre os reabastecimentos sucessivos, que dependem de: * Tamanho dos lotes de produção; * Das quantidades econômicas de embarque; * Das limitações do espaço de estocagem; * Dos temos de reabastecimento e ou estoque (TR); * Do custo da manutenção do estoque.
Estoque de Ciclo
São estoques criados em virtude do ciclo econômico da produção, sendo seus objetivos: * Redução do custo unitário; * Redução do setup dos equipamentos (Liga / Desliga);
Estoque de Segurança (ES)
São as unidades a mais, mantidas fisicamente disponíveis em um ponto de estocagem, para prever o caso em que a demanda excede as expectativas ou ainda que parte do lote tenha sido reprovado no controle de qualidade.
Estoque Sazonal ou de Antecipação
São os estoque criados para fornecer condições de suprimento quando a capacidade de produção e a demanda estão desequilibradas. Quando estes períodos são previstos, os estoques podem ser incrementados (antecipados) para garantir o suprimento.
Estoque em Trânsito
São os estoques que estão em trânsito entre o ponto de estocagem ou de produção. Quanto maior a distância e menor a velocidade de deslocamento, maior será a quantidade de estoque em trânsito.
Estoque Virtual (EV)
São os itens que já foram pedidos (adicionado o ponto de pedido) ao setor de compras e este já o efetivou, mas ainda não chegou ao ponto de armazenagem ou ainda estão em processo de liberação pelo controle de qualidade.
Estoque Obsoleto (Morto)
São partes do estoque que deterioram ou tem sua validade vencida, ou ainda foram danificadas ou reprovadas na linha de produção.
Estoque de Produção / Processo
São estoques criados durante a linha de produção ou de processamento do produto, entre o tempo de produção e o transporte efetivo