Tipos de diodos e transistores
Relatório de Trabalho apresentado à disciplina Dispositivos Semicondutores e Teoria de Circuitos como um dos pré-requisitos de avaliação.
Nova Cruz/RN
AGOSTO DE 2010
INTRODUÇÃO
Este relatório foi desenvolvido por alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Núcleo Avançado de Ensino Superior de Nova Cruz, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, segundo período, monitorado pela professora que ministra a disciplina de “Dispositivos Semicondutores e Teoria dos Circuitos”, Missilene da Silva Farias. Tem por finalidade abordar o tema “Tipos de Diodos e Transistores”. As pesquisas foram elaboradas através de artigos científicos e livros relacionados ao assunto. Nossa intenção foi melhorar o entendimento ao suposto assunto no intuito de clarearmos nossas idéias relacionadas aos circuitos e as suas simbologias.
DESENVOLVIMENTO
DIODOS
O diodo é o mais simples dispositivo eletrônico semicondutor existente e de ampla aplicação na área de eletrônica. A palavra diodo está relacionada aos "dois eletrodos" presentes no dispositivo. Sua construção consiste basicamente na formação de uma junção metalúrgica P-N. Quando em operação a região de depleção aumenta ou diminui de acordo com a polarização do dispositivo, ou seja ocorre a variação da altura da barreira de potencial, obtendo-se um funcionamento semelhante ao de uma chave, e sendo por isso bastante utilizado em circuitos eletrônicos. Existem no mercado vários tipos de diodos como: Zener, LED, fotodiodo, varistor, Schottky, diodos de corrente constante, diodos de recuperação em degrau (step-recovery diodes), diodos de retaguarda (back diodes), diodo de tunelamento, etc. As curvas características de cada tipo de diodo irão determinar sua aplicabilidade.
TIPOS DE DIODOS
Diodo Zener(Figura 1) É um diodo utilizado como regulador de tensão, ele é feito para funcionar na região de ruptura. Analisando o gráfico IxV pode-se verificar a existência de um