Os 12 principios da química verde
BACHARELADO EM GESTÃO AMBIENTAL
POLUIÇÃO INDUSTRIAL I
PROF. RÔMULO DAVI
26 NOV. 2009
CELLINA GABRIELA DE SOUSA GARCIA
Origins, Current Status, and Future Challenges of Green Chemistry Origens, Situação Atual e Desafios Futuro da Química Verde FOCO: Os 12 Princípios da Química Verde
ANASTAS, P.T. KIRCHHOFF, M.M. Origins, Current Status, and Future Challenges of Green Chemistry. Accounts of Chemical Research, 2002, Volume 35, págs. 686-69. Publicado na Web 19/06/2002.
A Química Verde é uma iniciativa que pode ser definida como a utilização de técnicas químicas e metodologias que reduzem ou eliminam o uso de solventes e reagentes ou geração de produtos e subprodutos tóxicos, que são nocivos à saúde humana ou ao ambiente, sendo aplicada considerando os seus 12 princípios.
Esta inovação na química, busca desenvolver alternativas à auto-sustentabilidade, através do desenvolvimento de fontes renováveis que gerem energia ao mesmo tempo em que estas podem vir a ser usadas como matéria-prima, cautela no início dos processos, procurar desenvolver metodologias para a geração de substâncias com menos teor de toxicidade e de produtos que após a sua utilização não venha causar danos ao ambiente, buscar reutilizar, quando possível, todas as fontes empregadas no processo químico realizado, procurando ter o controle e monitoramento do processo para que possa ser detectado qualquer eventual risco de acidente.
Através da aplicação dos princípios da química verde, popularmente conhecida como química sustentável, é possível desenvolver processos químicos, produtos e serviços de maneira que possa levar à um ambiente mais sustentável, limpo e saudável tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente, reduzindo assim a prática do “poluir e depois