tipos de criptrografia
Criptografia
Tipos de Criptografia
• Criptografia simétrica • Criptografia
Assimétrica
• Código de Cesar
Paulo Ricardo Somera Conrado
Introdução
A criptografia é algo que vem desde muito antigamente. Existem registros de criptografia do ano 1900 a.C., no Egito, quando um escrivão usou hieróglifos fora do padrão numa inscrição. Também, foi bastante usada em tempos de guerras, para evitar que o inimigo interceptasse as mensagens e pudesse ler as instruções. Muitas mentes intelectuais trabalharam na criptografia de mensagens e em maneiras de decifrá-las.
Criptografia simétrica Os algoritmos de chave simétrica (também chamados de Sistemas de
Chave Simétrica, criptografia de chave única, ou criptografia de chave secreta) são uma classe de algoritmos para a criptografia, que usam chaves criptográficas relacionadas para as operações de cifragem e decifragem.
Utilizam a criptografia simétrica para proteger os dados transmitidos e armazenados. Criptografia Assimétrica
A criptografia de chave pública ou criptografia assimétrica é um método de criptografia que utiliza um par de chaves: uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é distribuída livremente para todos os correspondentes via e-mail ou outras formas, enquanto a chave privada deve ser conhecida apenas pelo seu dono.
Código de
Cesar
O Código de César é um dos métodos de criptografia mais antigos que se tem notícia. Seu funcionamento era básico, deslocando as letras do alfabeto de acordo com a chave. Assim, se a chave era 3, como na imagem abaixo, transformava-se a letra B em E, a letra A virava D e assim sucessivamente. Esse código, no entanto, é extremamente inseguro, pois existem apenas 26 variações possíveis, dado que o alfabeto tem 26 letras.
Conclusão
Os diferentes tipos de criptografia são técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida