Tipos de contração
Contração Isotônica (tensão igual) = É o tipo mais comum de contração muscular. Como o termo sugere, durante uma contração isotônica a tensão deve ser constante por toda a amplitude do movimento. Existem dois tipos de contração isotônica: a concêntrica e a excêntrica
Na Contração concêntrica, o comprimento do musculo encurta, reduzindo o ângulo de uma articulação. As contrações concêntricas são possíveis apenas quando a resistência é menor que o potencial máximo do atleta. Um exemplo é a ação do bíceps na flexão do cotovelo, quando o biceps contrai, ou o movimento de extensão da perna, quando o quadriceps se contrai encurtando o seu comprimento.
Na Contração excêntrica inverte o processo da concêntrica, isto é, quando o músculo retorna ao seu comprimento inicial. Quando é feita a extensão do cotovelo o biceps retorna ao ponto de partida. Nessas condições, o músculo aumenta de comprimento à medida que o ângulo articular aumenta, mantendo assim uma tensão controlada.
Contraçõs isométricas = O músculo desenvolve tensão sem mudar de comprimento, durante uma contração isométrica, a aplicação da força contra um objeto imóvel força o músculo a desenvolver uma tensão alta, sem alterar seu comprimento. Por exemplo, se você fizer força conrta uma parede, a tensão é criada nos seus músculos, embora eles permaneçam do mesmo comprimento.
Músculo Agonista é um musculo ou grupo muscular que está se contraindo. O agonista sempre se contrai ativamente para produzir uma contração concêntrica, excêntrica ou isométrica.
Músculo Antagonista é um músculo ou grupo muscular que possui a ação anatômica oposta à do agonista. O antagonista é um músculo que não está se contraindo e nem resiste ao movimento, mas que passivamente se alonga ou encurta para permitir que o movimento ocorra.
Músculo sinergista é quando um músculo se contrai ao mesmo tempo do agonista, mas não é o principal músculo responsável pelo movimento ou