Tipos de conhecimentos
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
CURSO – BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTABEIS
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
MARIVALDO DE O. MENDONÇA
RESUMO
CARLOS HENRIQUE A. DA COSTA
Teresina, Abril/2013 1. TIPOS DE CONHECIMENTO O avanço científico é resultado do esforço do ser humano em tentar compreender o meio em que vive, e, por interagir com esse meio de diferentes maneiras, usufrui de diversos tipos de conhecimentos. Entre eles estão o conhecimento filosófico, o teológico, o empírico e o científico.
2.1. CONHECIMENTO FILOSÓFICO Desde o principio da historia, o homem busca entender seu mundo; o conhecimento filosófico é a busca de respostas, a reflexão sobre algum ponto, que leva à elaboração de princípios e valores universais válidos.
2.2. CONHECIMENTO TEOLÓGICO O conhecimento teológico é produto do intelecto do ser humano, mantendo-se a partir da fé; ou seja, não existiria conhecimento teológico sem fé, já que ele consiste nas tentativas do homem de explicar os fenômenos que o rodeiam, utilizando divindades e/ou forças sobrenaturais, representadas por um Deus, seja ele qual for, e que só se firma a partir da crença das pessoas. O conhecimento teológico tem dependência direta da fé; é ela que o move, ela que o mantém. 2.3. CONHECIMENTO EMPÍRICO O conhecimento empírico é adquirido independentemente de estudos, pesquisas, reflexões ou aplicações de métodos. É a pura experiência transformada em conhecimento. Por exemplo: o homem do campo conhece o tempo que uma árvore leva pra dar fruto, mas não sabe o porquê daquele tempo e os processos envolvidos ao redor, por ser um conhecimento relacionado a estudos científicos. Entretanto, sua experiência de vida e/ou observação lhe proporciona um conhecimento sobre o ciclo de produção da fruta, mesmo que muito vago. O conhecimento empírico, apesar de ser simples, é a base para o conhecimento científico, e não deve ser subestimado. É a base do