Tipos de conhecimento
Nós nos relacionamos com o mundo de diferentes maneiras e, aplica e constrói vários tipos de conhecimento por meio dos quais interage e contribui para a construção social do meio em que vivemos. O conhecimento científico diferencia-se do popular de maneira que nem sempre seu conteúdo é distinto um do outro, mas sim os contextos metodológicos.
As características dos quatro tipos de conhecimento; Conhecimento popular: Valorativo, Reflexivo, Assistemático, verificável, Falível e Inexato;
Conhecimento Científico: Real (Factual), Contingente, Sistemático, Verificável, Falível, Aproximadamente exato; Conhecimento Filosófico: Valorativo, Racional, Sistemático, Não verificável, Infalível, Exato; Conhecimento Religioso, ( Teológico): Valorativo, Inspiracional, Sistemático, Não Verificável, Infalível, Exato.
Conhecimento Popular ou Vulgar
Ás vezes denominado senso comum é aquele que resulta do modo espontâneo de conhecer e que obtemos no cotidiano. É superficial e assistemático porque é produto de ações não planejadas e não se organiza a partir da sistematização das idéias, mas nós mesmos o organizamos de acordo com as nossas experiências. Esse tipo de conhecimento não busca as causas dos fenômenos e não se constitui como produto de uma reflexão, pois nasce da tentativa dos indivíduos de resolver problemas da vida diária.
Mesclam-se dois tipos de conhecimento: vulgar ou popular, transmissão de geração por geração baseados em experiências pessoais. Por exemplo: o homem do campo sabe plantar e colher de acordo com os ensinamentos e os costumes locais, que se transformam lentamente de acordo com os acontecimentos casuais com os quais ele se depara. O outro é o empírico, sobre as causas do desenvolvimento das plantas desproativo sobre a composição do solo, desenvolvimento das plantas, das pragas, etc.
Ambos os conhecimentos popular e científico almeja ser racionais e objetivos.
As características do conhecimento popular é o modo