Tipos de Conhecimento
Tipos de Conhecimento pp.1/2 HUHNE, Leda Miranda. Metodologia científica: caderno de textos e técnicas.
6. ed. Rio de Janeiro: AGIR, 1995.
MARONI, Mariana de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica.
3. ed. São Paulo: Atlas, 2000
MÁTTAR, João. Metodologia científica na era da informática.
2. ed., rev. e aum. São Paulo: Saraiva, 2005.
É importante diferenciar a relação do homem com o conhecimento em sua realidade. Os homens se vêem como diferentes dos outros seres pela sua capacidade de conhecimento. E esse conhecer indica ao homem sua dimensão de estar se renovando e de ser aberto a realidade. Assim, o conhecimento é uma forma de se fazer presente no mundo.
O conhecimento é construído dentro de seu possível espaço histórico-natural. Dessa maneira, tem-se a divisão de quatro tipos:
1) Conhecimento Popular: Geralmente, é um conhecimento prático que o ser humano desenvolve no contato com a realidade. É valorativo, pois se fundamenta numa seleção de estados de ânimos; é reflexivo, a partir da familiaridade com o objeto conhecido; é assistemático, já que se baseia na organização da experiência própria do sujeito; é verificável, sendo perceptível no dia a dia; também é falível e inexato, pois é só aparente e conforma-se com o “ouvir dizer”.
2) Conhecimento Filosófico: Esse conhecimento nasce para se diferenciar de sofismas e mitos. Possui um destaque em sua história que vem desde os pré-socráticos. Contradiz a ideia de que o saber se torna ultrapassado com o passar do tempo, se baseando ainda em pensadores clássicos e utilizando-os na atualidade.Caracterizado por recorrer somente a razão para questionar os problemas humanos e discutir sobre o certo e o errado. É valorativo, pois se baseia somente em hipóteses; não é verificável, sem a possibilidade de confirmação; é racional, utiliza de argumentos lógicos; é sistemático, já que objetiva um estudo coerente da realidade a ser representada; e é infalível e exato, não sendo