Tipos de Cirurgia
Tumores Benignos do Útero: Fibroides (Miomas)
Os tumores fibroides ou miomatosos do útero são quase sempre benignos (99,5%). Eles originam-se do tecido muscular do útero e podem ser encontrados no revestimento, parede muscular e superfície externa do útero. Eles são comuns, ocorrendo em cerca de 20% das mulheres brancas e em 40 a 50% das mulheres afro-americanas. Eles desenvolvem-se de forma lenta nas mulheres entre 25 e 40 anos de idade, podendo tornar-se maiores. Os fibroides podem não gerar sintomas ou podem produzir sangramento vaginal anormal. Os outros sintomas devem-se à pressão sobre órgãos circunvizinhos e incluem dor nas costas, constipação e problemas urinários. A menorragia (sangramento excessivo) e a metrorragia (sangramento irregular) podem acontecer porque os fibroides podem distorcer o revestimento uterino.
Tratamento Médico de Miomas
O tratamento dos fibroides uterinos depende, em grande parte, de seus tamanhos, sintomas e localização. A paciente com sintomas brandos é observada de perto. Quando ela planeja ter filhos, o tratamento é o mais conservador possível. Como regra, grandes tumores que produzem sintomas de pressão devem ser extirpados. O útero pode ser removido (histerectomia). Um tumor pequeno ou tumores podem ser removidos em um procedimento conhecido como miomectomia: cirurgia a laser é utilizada com frequência.
Várias alternativas novas para a histerectomia foram desenvolvidas para o tratamento do sangramento excessivo decorrente de fibroides. Como conduta, uma parte do revestimento uterino é destruída pela água aquecida circulada através de um balão inserido no útero. Esse procedimento leva cerca de 30 minutos; um sedativo e um anestésico local são tudo o que é necessário. Um cateter é inserido atrás do colo até dentro do útero, sendo o balão do cateter então preenchido com líquido estéril. O líquido é aquecido até 87ºC e o balão aquecido permanece no útero por 8 minutos. Em