tipos de cirurgia oftalmol gica
CIRURGIA REFRATIVA
A cirurgia com laser, conhecida formalmente como cirurgia refrativa, é um dos procedimentos usados pelo oftalmologista para alterar o estado refracional do olho. Erros refracionais como miopia, astigmatismo ou hipermetropia podem ser indicados para essa cirurgia, mas critérios específicos devem ser adotados em cada caso assim como a escolha da melhor técnica cirúrgica e avaliação cuidadosa do candidato e, sobretudo avaliar com rigor os casos mais seguros para realizar a cirurgia. Entre os aspectos mais apropriados para uma intervenção bem-sucedida estão à seleção do candidato, capacidade de compreensão, os prós e contras da intervenção cirúrgica e seguir rigorosamente as orientações médicas.
Dentre as técnicas mais conhecidas para esse tipo de cirurgia, eis abaixo a descrição detalhada de cada uma:
A seguir, conheça as técnicas usadas atualmente para a correção de grau e os prós e os contras de cada uma.
Lasik: Utiliza a energia do laser Excimer, conhecido como "laser frio", por não produzir calor. E feito um corte que levanta a camada: mais superficial da córnea e o laser são aplicados, remodelando o formato da córnea Então, a: fatia de tecido que foi levantada é recolocada no local. Pode causar olho seco efotofobia, mas, na maioria dos casos, os efeitos desaparecem em poucos dias. Pode deixar grau residual (permanência de algum grau de miopia, por exemplo, mas menor do que antes da operação).
PRK: Utiliza o mesmo laser Excimer, que é aplicado por cima da córnea, raspando sua camada mais superficial. Atualmente, são usados medicamentos que diminuem o risco de cicatriz, efeito comum nos primórdios da técnica. Causa menos olho seco do que o Lasik, mas a fotofobia pode ser maior após o procedimento. Não é indicado para graus acima de quatro, mas esse conceito está sendo revisto. Atualmente, presta-se mais atenção à espessura da córnea. Se ela for um pouco mais baixa, pode-se optar pelo PRK mesmo em graus