Tipos de Arquivo
Arquivo
Elaborado por:
Catarina Esperto
Vanessa Pombo
David Coelho
Índice
Introdução 3
Conceito de Arquivo 4
Quanto à natureza 5
Quanto à abrangência 5
Funções do Arquivo 6
Tipos de Sistema do Arquivo 6
Alfabética 6
Numéria 6
Alfanumérica 6
Cronológica 6
Geográfica 7
Ideológica 7
Automática 7
Decimal 7
Conclusão 8
Bibliografia 9
Introdução
Este trabalho surge no módulo de Empresa e Gestão, no âmbito do curso de Técnicos de Vendas, sobre o conceito dos Arquivos.
Nele iremos explorar este conceito, desde o significado do mesmo, passando pela importância da sua existência em determinadas e diversas áreas, com as suas várias componentes.
Será um trabalho de pesquisa, onde iremos retirar aquilo que consideramos mais importante e relevante.
Conceito de Arquivo
Em arquivologia, arquivo é um conjunto de documentos criados ou recebidos por uma organização, firma ou indivíduo, que os mantém ordenadamente como fonte de informação para a execução de suas actividades.
Um sistema de ficheiro é uma forma de criar uma estrutura lógica de acesso a dados numa partição. Sendo assim, também é importante referir que nunca poderá ter dois ou mais tipos de sistemas de ficheiros (formatos) numa mesma partição.
Um arquivo é um tipo abstracto de dados. Para definir apropriadamente um arquivo, precisamos considerar as operações que podem ser realizadas sobre arquivos. O sistema operacional pode oferecer chamadas de sistema para criar, gravar, ler, reposicionar, apagar e trocar arquivos
A Teoria das três idades é baseada no Ciclo vital dos documentos, segundo o qual, os mesmos passam por três fases: corrente, intermediária e permanente.
Arquivo corrente (Primeira idade) é o “conjunto de documentos estritamente vinculados aos objectivos imediatos para os quais foram produzidos e recebidos no cumprimento de actividades com fim e meio e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão da sua vigência e da