TIPOLOGIA TEXTUAL
OS TIPOS SÃO: NARAÇÃO
DESCRIÇÃO
DISSERTAÇÃO
EXPOSIÇÃO
ARGUMENTAÇÃO
INJUÇÃO
NARAÇÃO
É o ato de contar um fato, fictício ou não, uma história. Apresenta os personagens inseridos em um tempo e um espaço, e normalmente o tempo verbal predominante é o passado.
A Narração envolve:
1. Quem? Personagem;
2. Quê? Fatos, enredo;
3. Quando? A época em que ocorreram os acontecimentos;
4. Onde? O lugar da ocorrência;
5. Como? O modo como se desenvolveram os acontecimentos;
6. Por quê? A causa dos acontecimentos. EXEMPLO
D. Paula entrou na sala exatamente quando a sobrinha enxugava os olhos cansados de chorar. Compreende-se o assombro da tia. Entender-se-á também o da sobrinha, em se sabendo que D. Paula vive no alto da Tijuca, donde raras vezes desce; a última foi pelo Natal passado, e estamos em maio de 1882. Desceu ontem, à tarde, e foi para casa da irmã, Rua do Lavradio. Hoje, tão depressa almoçou, vestiu-se e correu a visitar a sobrinha. A primeira escrava que a viu, quis ir avisar a senhora, mas D. Paula ordenou-lhe que não, e foi pé ante pé, muito devagar, para impedir o rumor das saias, abriu a porta da sala de visitas, e entrou.
MACHADO DE ASSIS, DONA PAULA
DESCRIÇÃO
É quando se faz um retrato de um lugar, de uma pessoa, de um animal, ou seja, você vai construindo a imagem que você quer passar a partir do momento que você vai adicionando características a ela e, conseqüentemente,lhe dando vida e forma.
EXEMPLO
A casa era grande, branca e antiga. Em sua frente havia um pátioquadrado. À direita havia um laranjal onde noite e dia corria umafonte. À esquerda era o jardim de buxo, úmido e sombrio, com suascamélias e seus bancos de azulejo.A meio da fachada que dava para o pátio havia uma escada degranito coberta de musgo. Em frente dessa escada, do outro lado dopátio, ficava o grande portão que dava para a