Tintoretto
TINTORETTO
O objetivo deste trabalho é apresentar a biografia de um personagem muito importante do Renascimento. O Renascimento traz como principais características o florescimento das artes, e um vigoroso despertar de todas as formas de pensamento. A redescoberta da antiga filosofia, da literatura e da ciência. E dentro de todas essas características, surge Jacopo Tintoretto. A importância do saber da história da arte e do antigo passado, é algo que influencia em nosso conhecimento, em nossa cultura. Através disso, podemos perceber que um trabalho é capaz de alimentar nossa mente de boas informações e ilustrações. Um dos objetivos é esse: passar para o leitor a biografia de alguém que fez a história de um lugar, e que pode ter influenciado desde aquela época, até agora, em nossas vidas.
A pesquisa é a parte fundamental de um trabalho. A metodologia utilizada foi a pesquisa através de sites e de uma enciclopédia virtual (Encyclopædia Britannica).
Biografia Jacopo Robusti, conhecido por Titoretto foi um pintor italiano do final do período renascentista. Ele ganhou o apelido de Tintoretto (pequeno tintureiro) ainda jovem, devido ao seu pai que era tintureiro de seda. Nasceu em Veneza por volta de 1518.
A vida de Jacopo
Na infância, Jacopo, começou a decorar as paredes da tinturaria de seu pai com pinturas. Vendo seu talento, o pai o levou para a oficina de Ticiano. Dizem que o mestre ficou pouco tempo com ele, por ter percebido o talento e a independência do menino, o que faria dele um pintor, mas não um bom aprendiz. Tintoretto estudou então por conta própria, observando as obras dos grandes mestres. Mais tarde adotou como lema em seu estúdio a frase O desenho de Michelangelo e a cor de Ticiano. Em 1539 já se estabelecera como pintor, e voltou de uma viagem a Roma impressionado com a obra de Michelangelo. Em 1550 casou-se com a filha de um banqueiro e até o fim da vida dedicou-se