Tintas
1 O QUE É TINTA
Antes de explicar o conceito de tinta é importante lembrar que estamos nos referindo às tintas de revestimento, e não às tintas gráficas. Esses tipos de tintas são bem distintos. Tanto que em outras línguas, como o inglês, o francês e até o espanhol, usam duas palavras diferentes para definir cada uma.
A tinta é uma preparação, geralmente na forma líquida, cuja finalidade é a de revestir uma dada superfície ou substrato para conferir beleza e proteção.
Quando essa tinta não contém pigmentos, ela é chamada de verniz . Por ter pigmentos a tinta cobre o substrato, enquanto o verniz deixa transparente.
1 ORIGEM DA TINTA
É muito difícil dizer ou explicar a origem e a data em que a tinta foi usada ou descoberta, mas podemos dizer que ela se deu uma necessidade do homem de expressar seus pensamentos, emoções e a cultura de seu povo há milhares de anos atrás.
No começo, as tintas eram usadas mais para um fundamento estético, somente mais tarde, com a influência de gregos, romanos, entre outros que o aspecto “proteção” ganharia mais importância.
1.1 Pré-História: Função decorativa
Um dos primeiros testemunhos ficou gravado nas paredes de cavernas, onde o homem do Período Paleolítico desenhou em uma parede um cavalo selvagem.
Os povos pré-históricos fabricavam tintas moendo materiais coloridos como plantas e argila em pó, e adicionando água. A técnica empregada era simples, pois as cores eram preparadas com os próprios dedos e algumas vezes prensadas entre pedras. Usavam-na para a decoração de suas cavernas e tumbas, e sobre seus corpos. (METALICA, 2011)
Mas há também relatos de que o primeiro a utilizar tintas foi o Homo Sapiens há 40 mil anos atrás.
1.2 Egito: Adicionando cores
Foram os primeiros povos a pintar com várias cores diferentes. Preparavam a tinta através de materiais encontrados na terra de seu país e regiões próximas. Só mais tarde, entre 8000 a 5800 a.C. é que surgiram os primeiros pigmentos