Tim Maia
1. Analise a frase: “Volumes maiores de produção em uma empresa podem levar a custos menores. Todavia, isso não acontece de forma direta”. Quais ações uma empresa deve adotar para garantir que uma economia de escala será gerada pelo seu volume de produção? Como isso se aplica ao caso da COSAN?
2. Um aspecto importante sobre a implantação de uma estratégia de liderança de custo está relacionado com a forma de gestão. Por um lado pode-se pensar em uma gestão altamente centralizada, com altos níveis de supervisão e controle direto, mantendo os salários médios em patamares mínimos para a operação. Outra abordagem seria a de descentralizar a autoridade de tomada de decisão, garantindo que os indivíduos que conhecem, localmente, as melhores formas de reduzir custos tomem suas decisões. Isso acaba implicando em uma supervisão menos direta e, algumas vezes, em um nível maior de salários. Para quais situações cada abordagem é mais indicada sob uma perspectiva estratégica? Em relação a COSAN, qual seria a melhor abordagem?
3. Além da sua forte presença na produção industrial de alto volume de açúcar e álcool, a COSAN possui uma marca para atuação específica no varejo interno, a Da Barra. Ela atua vendendo produtos básicos, como açúcar cristal e refinado, mas também produtos de maior valor agregado, tais como açúcar granulado, açúcar orgânico, álcool em gel e outros tipos de itens alimentícios como misturas para bolos e pudins. Todos esses produtos, percebidos pelo mercado como sendo de alta qualidade. Desde 2004, já foram lançados 39 tipos diferentes de produtos. Você acredita que esse tipo de atuação no varejo de alimentos é compatível com a estratégia da COSAN? Justifique.