Resenha Biografia TIM MAIA
Nelson Cândido Motta Filho, nascido em São Paulo, em 29 de outubro de 1944, foi morar no Rio de Janeiro com apenas 6 anos de idade, é um jornalista, compositor, escritor, roteirista, produtor musical e letrista. Posteriormente, a biografia de Tim Maia, o autor biografou também Glauber Rocha e escreveu ainda vários outros títulos como: Noites Tropicais", os romances "Ao Som do Mar e à Luz do Céu Profundo", "O Canto da Sereia" e "Bandidos e Mocinhas", o livro de histórias "Força Estranha" que mistura ficção e realidade. E também escreveu "Nova York é aqui", todos pela editora objetiva, além de "Memória Musical", pela editora Sulina, dentre outros.
Só um autor como Nelson Motta, amigo pessoal e que trabalhou junto com o biografado, para poder colocar nas páginas dessa obra toda fúria do Tim Maia doBrasil, como Sebastião Maia, o Tim Maia, se auto-intitulava.
O livro tem o claro objetivo de mapear a vida de Tim Maia, pontuando os momentos criativos e talentosos do biografado, sem pudor algum de detalhar da mesma forma, os altos e baixos da vida pessoal conturbada de Tim. Dessa forma, o autor organiza a obra em 29 capítulos e inicia a narrativa com a ida muito jovem de Tim aos E.U.A. , ainda com 17 anos, sem um local certo para ficar, somente com o endereço de um americano que havia passado pelo restaurante de seu pai na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e só com 9 dólares no bolso.Tim bateu cabeça mas achou a família americana que procurava, foi acolhido como filho e um ano depois deixou o certo e foi atrás do duvidoso, indo morar sozinho com amigos durante o frio inverno estadunidense.
Ficar solto e sem rumo pelos E.U.A, morando em diversos lugares, foi fundamental para o músico, já que assim ele conheceu de perto não só o Rock and