TIG- soldagem
Introdução
A soldagem TIG é assim denominada devido a utilização de um fluxo de gás inerte para proteção da poça de fusão proveniente da tocha de soldagem. O gás pode ser o Hélio ou o Argônio ou mistura de ambos de acordo com a aplicação. Neste tipo de soldagem, o material de adição é opcional, pois a soldagem pode ocorrer com a fusão do material de base. Na soldagem TIG o eletrodo é feito de Tungstênio e não é consumido durante a soldagem. O arco elétrico é aberto por um dispositivo denominado unidade de alta frequência, neste caso as tensões serão elevadas drasticamente de forma a abrir o arco com rapidez e sem consumir o eletrodo, em seguida a tensão cai e a correte se eleva.
A soldagem TIG é atualmente muito importante para a soldagem de materiais não ferrosos como o alumínio, principalmente em chapas finas. Além disso, o processo não produz escória. O processo e os equipamentos da soldagem TIG podem ser vistos na fig 1.
Figura 1. Esquema de Soldagem TIG
Metodologia
Neste trabalho são apresentadas as principais vantagens, desvantagens e características da soldagem do tipo TIG. Cordões de solda foram confeccionados com os consumíveis: ER70S e arame de Alumínio, de acordo as seguintes polaridades:
i) Aços: CC e CCpulsada ii) Alumínio: CA e CApulsada
Tabela 1. Dados de execução da Soldagem TIG
A tabela acima apresenta os parâmetros de cada soldagem executada. CCp neste caso significa soldagem com corrente pulsada.
Resultados
TIG para aços
A Soldagem TIG para aços é feita com corrente contínua ou corrente pulsada, e o metal de adição neste caso é a arame ER70S. Nos dois casos foram utilizados o eletrodo de ponta vermelha com afiação e 2% de tório. As configurações do eletrodo facilita a transferência de elétrons, porém não o consome. A aplicação de ambos os casos é na soldagem de chapa fina, com boa qualidade superficial da solda.
Na soldagem com corrente contínua pulsada, o eletrodo manda elétrons para a chapa que está mais