Tia ou Proessora?
880 palavras
4 páginas
TIA OU PROFESSORA? A CONQUISTA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL. Você, que está me lendo agora, tem todo direito de, sendo ou pretendendo ser professora, querer ser chamada de tia ou continuar a ser. (Paulo Freire – Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar)
Nos colégios e escolas, é muito comum os alunos chamarem as professoras de tia, ou até mesmo os pais e os colegas de trabalho, inclusive coordenadores e diretores, se referirem às profissionais, assim.
Há alguns anos, quando se iniciou uma reflexão sobre esse comportamento, escutavam-se os seguintes argumentos: dizia-se ser um modo carinhoso que facilitava a construção do vínculo afetivo entre o filho/aluno e a professora, pois, acreditava-se que, para a criança querer frequentar uma escola, seria necessário criar um vínculo muito similar ao familiar, isto é, como a casa da família do aluno, portanto, fazia todo sentido ter uma tia na escola, caso contrário, a relação ficaria muito fria. As reflexões utilizadas por um profissional da educação eram as seguintes:
1º) Quais são os valores do ambiente escolar? Um ambiente escolar tem que ser acolhedor, não paira dúvida nesse quesito e percebe-se esse clima quando os profissionais organizam os espaços e materiais, preparam momentos para conversar com os pais, preparam suas aulas com perguntas instigantes para que o aluno possa avançar em suas hipóteses, respeitam o processo de aprendizagem dos alunos sem perder de vista suas metas, enfim, o motivo pelo qual o aluno confiou naquela professora ou escola está muito além da simples frase: A tia é boazinha.
2º) Qual a terminologia e vocabulário que identificam um ambiente escolar? Não há problema em chamar a professora de tia, a questão é ela acreditar que é tia da criança e não professora de um aluno. Alguém estuda para ser tia?
Vamos pensar juntos, conheço muitos médicos e dentistas que são chamados pelas crianças por “tios” e “tias”, contudo, eles não deixam de atuar como profissionais,