TI VERDE
TI VERDE
Introdução
1.1 Cenário atual – A utilização dos computadores em números. Hoje vivemos na companhia de computadores em casa em todos os lugares, os PCS anos atrás era artigo de luxo, hoje é necessidade. Os preços caíram 14% nos últimos seis anos, segundo a eletros (associação nacional de fabricantes de produtos eletroeletrônicos). A entidade calcula que 19% dos lares brasileiros tem um microcomputador somando novos e velhos equipamentos, o brasil possui atualmente 40 milhões de computadores em uso corporativo e domestico.
1.2 O lixo Eletrônico No brasil, com tantos equipamentos novos chegando as lojas todos os anos ,sem leis que regulamentam o destino do lixo tecnológico, cerca de um milhão de computadores são jogados fora anualmente. Apesar de uma parte desses resíduos serem aproveitados grande parte são produtos químicos e venenosos ou metais pesados como mercúrio, cadmio e o chumbo. 1.3 Matérias utilizados em um computador O estudo mostra que a fabricação de um computador é muito mais material intensiva- em termos de peso do que a fabricação de eletrodomésticos da linha branca, como refrigeradores e fogões ,e ate mesmo do que a fabricação de automóveis. Esses produtos exigem apenas de 1 a 2 vezes e seu próprio peso em combustíveis fosseis.
1.4 Metais preciosos nos computadores
Nos últimos cinco anos, o preço do índio aumentou seis vezes, tornando-o hoje mais caro do que a prata. E como sua produção depende da mineração do zinco, não e possível produzir mais, porque não há produção suficiente de zinco. Além do que as reservas minerais são limitadas.
E o índio não é o único exemplo. O preço de mercado de outros metais necessários a indústria eletrônica, mesmo que em pequenas quantidades, também disparou.
2. Computação verde Começa a ganhar força
Nicholas carr, escritor e autor de um blog especializado em economia recentemente calculou que, como resultado de suas atividades no plano virtual, cada