TI Paola Momi
20 ANOS DE INTERNET NO BRASIL
Trabalho para obtenção de bonificação extra na segunda avaliação do semestre (NP2) do curso de Gestão de Marketing, apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Prof. MS. Jefferson Sousa
SANTANA DE PARNAIBA
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
Até recentemente, no Brasil, o acesso à Internet era restrito a professores, estudantes e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. Em adição, instituições governamentais e privadas também obtiveram acesso devido a colaborações acadêmicas e atividades não comerciais.
A partir de 1995, surgiu a oportunidade para que usuários fora das instituições acadêmicas também obtivessem acesso à Internet e que a iniciativa privada viesse a fornecer esse serviço. Isto significa que haverá cada vez mais computadores brasileiros, fora das instituições de ensino, ligados à Internet, e que um vasto leque de aplicações surgirá em curto prazo.
1.1 Internet no Brasil
No início, a internet era uma rede que ligava universidades ao redor do mundo. O Brasil, por exemplo, se conectava a outros países através de redes que partiam da Fapesp, do Laboratório Nacional de Computação Científica, no Rio, e da UFRJ. Foi na Conferência Rio-92 que o País teve sua primeira grande experiência online, conectando-se às redes acadêmicas dos EUA. Foi no evento, inclusive, que a Agência Estado, agência de notícias do Grupo Estado, teve sua primeira experiência de cobertura online em tempo real.
Nessas redes, surgiram então os chamados BBS, uma forma rudimentar anterior à web (www) que permitia troca de arquivos e comunicação via correio eletrônico (o bom e velho e-mail). No Brasil, dois se destacaram os comandados por Paulo Cesar Breim e o outro pelo empresário Aleksandar Mandic.
Foi em 1994