This is what democracy looks like
O filme “this is what democracy looks like” é um documentário estadunidense que retrata o marco do movimento antiglobalização feito em Seattle no ano de 1999 durante um reunião da OMC. O documentário se inicia com uma frase de uma manifestante que dizia: “Penso que daqui a dez anos o que se escreverá sobre Seattle não será sobre as bombas de gás lacrimogênio que explodiram, ou em que esquina, mas que a reunião da OMC, em 199, foi o nascimento de um movimento de cidadãos de todo o mundo por uma economia global democrática”.
Ambientalistas, grupos que defendem a igualdade racial e de gênero, sindicalistas e estudantes, se reuniram nas ruas de Seattle a fim de bloquear a reunião da OMC que estava para acontecer. O principal motivo das manifestações, era chamar a atenção da população para a exploração excessiva do capitalismo ao trabalho e aos recursos naturais.
A manifestação foi duramente reprimida pelos policiais dos EUA e alguns manifestantes foram presos. Apesar disso, a população na rua se manteve unida e não se abalou diante a opressão. Frente ao ocorrido, o questionamento que se segue gira em torno do sentido de democracia: que democracia é essa onde teoricamente as pessoas teriam liberdade de se expressar, mas quando o faz é duramente oprimido?
O objetivo do filme é mostrar que não obstante toda repressão policial às manifestações, era necessário a união do grupo, uma aliança entre as pessoas contra a opressão do Estado e das classes dominantes a fim de defender um ideal único que era o fim da exploração capitalista ao homem e o fim da desigualdade. O filme mostra também que para atingir esse fim, não foi necessário uma organização formal dos manifestantes. Estes se organizaram de acordo com sua própria consciência e em função de um bem maior que era a proteção da população contra a exploração do capital.
A manifestação teve tal repercussão que países em desenvolvimento se sensibilizaram diante à