The Shard Renzo Piano
Estudos de Casos – Edifício Vertical / The Shard – Renzo Piano.
Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo
Professores: Gloria Lucia Rodriguez Correia de Arruda – Roberval Padovan.
Contexto.
(A) Localização: Identificação do local da obra. Ano de inicio e tempo de duração (projeto/construção). Custo da construção. Empresa e arquiteto responsável. Dados mais importantes sobre a cidade onde o edifício se situa.
- Localização:Identificação do local da obra: Situado no distrito Southwark em Londres, Reino Unido.
- Ano de inicio e tempo de duração (projeto/construção): Desde Março de 2009, finalizada em julho de 2012, aberta ao público em fevereiro de 2013 e levou três anos para ser erguido, desde que a construção foi iniciada.
- Custo da construção: 1,5 bilhão de libras (US$ 2,34 bilhões).
- Empresa: Renzo Piano Building Workshop /Arquiteto responsável: Renzo Piano.
Ficha técnica: Realização: Sellar Group; Construção: Mace; Arquitetura: Renzo Piano Building Workshop/ Adamson Associates; Projeto estrutural: WSP Cantor Seinuk; Projeto de instalações prediais: Arup; Transporte vertical: Lerch, Bates & Associates; Orçamento: Davis Langdon; Planejamento: Turner & Townsend.
- Dados mais importantes sobre a cidade onde o edifício se situa: O The Shard é um contraponto à arquitetura da área, marcados por edifícios históricos de baixa estatura, muitos construídos no século 19, tamanho que ofusca a visão de alguns monumentos londrinos. O edifício ocupa uma posição central, numa área de Londres por onde circulam mais de 54 milhões de pessoas todo ano. A estação London Bridge fica apenas há 2 minutos a pé, possibilitando o rápido acesso de milhares de pessoas ao The Shard.
(B) Justificativa/necessidade/motivos da construção.
- Justificativa: O edifício conta uma história completamente diferente. Celebra uma mudança - a ideia de que o crescimento de uma cidade não acontece construindo mais na periferia. Crescer dentro faz o adensamento da