The Book Thief
Resumo:
Esta história acontece na Alemanha, no período da II Guerra Mundial (1939-1941) e é narrada pela morte. "Eu não carrego gadanha nem foice. Só uso um manto preto com capuz quando faz frio. E não tenho aquelas feições de caveira que vocês parecem gostar de me atribuir à distância. Quer saber a minha verdadeira aparência? Eu ajudo. Procure um espelho enquanto eu continuo.”
A morte narra a história de uma menina de 9 anos, Liesel Meminger que ia a caminho da casa dos seus novos pais adoptivos pois sua mãe não tinha condições para criá-la. Iam de comboio, quando o seu irmão morreu na viagem. Fizeram o seu funeral numa localidade desconhecida e foi aí que ela roubou o seu 1º livro: O Manual do Couveiro que caiu do bolso de um dos couveiros.
Chegando à Rua Himmel, conhece os seus pais adoptivos: Hans Hubermann é pintor desempregado que, estudou durante um curto período de tempo, mas o pouco que sabe ensina a filha com suas lições de leitura. Além disso, toca um acordeão como ninguém. Rosa Hubermman, sua mulher rabugenta, vive por limpar e cuidar da roupa das famílias abastadas da região e mesmo com todos os insultos e irritação tem um grande coração que se vê preenchido com a chegada de Liesel. Assombrada pela morte do irmão, os pesadelos perseguem-na; é na convivência com o pai adotivo que Liesel encontra conforto e segurança. Liesel tinha dificuldades na leitura e ficou atrasada na escola, o pai e ela têm lições na “cave” e ela vai melhorando com o tempo.
Ela começou a jogar futebol na vizinhança e é aí que conhece o seu melhor amigo Rudy que a vai acompanhar ao longo da história.
No aniversário do Hitler, fez-se uma fogueira e queimaram vários livros e foi nesse dia que ela roubou o seu 2º livro “Dar de ombros” e descobre que pai não é um apoiante do partido Nazista.
A história continua com alguns roubos de comida de Liesel e Rudy em conjunto com Artur e os seus amigos, nada demais.
A sua vida começou a se modificar quando a família