the black
O filme retrata a história de uma menina chamada Michelle Mc. Nally que quando ainda bebê seus pais descobrem que ela era cega, surda e consequentemente muda.
Os pais de Michelle não sabiam como lidar com a situação e como o tempo foi passando, ela foi se tornando uma menina agressiva, mal educada e etc, até chegar ao ponto de seu pai Paul cogitar a idéia de interná- la em um hospício.
Contudo, ela demostrava um pouco mais de afeto à sua mãe Catherine, que acreditava que Michelle era problemática. Foi então que decidiram chamar um professor especializado no ensino de Pessoas com Necessidades Especiais.
A princípio, o método adotado pelo professor faz com que a família desaprove tal conduta do professor, inclusive Michelle, que se comporta de forma selvagem ao ter os primeiros contatos com o professor. Porém, à medida que o tempo vai passando, as mudanças vão sendo notadas e após muito esforço, o professor começa a tirar Michelle da escuridão em que ela se encontrava e isso faz com o que a família aceite a permanência do professor. Logo, o professor passa a morar na casa de dos pais de Michelle. Ao longo do tempo Michelle adquiria mais conhecimento e assim ingressou na faculdade e se formou em Artes. Mais tarde o professor Debraj Sahai descobre que está com e doença de Alzheimer, e cada vez mais ele ficava debilitados, assim não pôde continuar a ensinar Michelle e chega ao ponto de não reconhecer ninguém. Após vários anos de procura ao professor, Michelle o reencontra e a partir daí, ela começa a ser a luz na vida do Professor.