Thayla
Entendemos também que toda essa demanda será sanada quando as obras de ampliação do hospital forem concluídas.
Quanto à Rede Nossos PAIS, o Conselho entende que esses realizam um atendimento muito próximo ao Pronto Socorro Municipal, e que se a população se dirigisse aos mesmos, teríamos um atendimento de melhor qualidade no Hospital Municipal, pois muitos dos procedimentos que hoje são realizados no HM podem ser feitos nos PAIS.
Atualmente, o Conselho tem um site http://comsaudeamericana.com.br/ e também Facebook (Conselho Municipal de Saúde de Americana), no qual conta com um espaço para reclamações. As reclamações mais constantes são por falta de médicos e a demora no atendimento. Com a reforma das unidades de saúde, entendemos que não somente melhorará as condições de atendimento, como também as acomodações para os usuários.
XXXX O Conselho não fiscaliza, como delibera sobre as verbas que são destinadas à saúde de Americana de acordo com a lei 8.080 de 19 de Setembro de 1990 e também a lei 8.142 de 28 de Dezembro de 1990.
A situação da saúde na cidade de Americana hoje, não se pode dizer que está ruim em comparação com o cenário nacional, pois há muito tempo não se investia investe na área de saúde, bem como equipamentos e estruturas físicas..
Entendemos que para melhorar a qualidade na saúde, além da ampliação do HM e das reformas das UBS é preciso contratar mais profissionais, reestruturar todas as unidades de atendimento como um sistema interligado de informações, capacitação contínua dos profissionais e um plano de cargos, carreiras e salários, além de regularizar a situação dos não concursados dentro da área de saúde.