THAU4

487 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
ARQUITETURA E URBANISMO
TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO IV
TEXTO EXPOSIÇÃO ROMPENDO BARREIRAS
ALUNO: RAFAEL MATIELLO
A arquitetura e o Urbanismo são disciplinas que são praticadas com o auxilio da geometria e do pensamento racional, tal processo nos leva a uma produção arquitetônica bem resolvida estética e funcionalmente, objetivando ser humanamente equilibrada sem extrapolar as escalas ou relações que possam acontecer ali.
Já quando se fala em cidades planejadas onde a escala é muito maior notamos que a imposição ao uso da geometria, aliado a setorização e a grande escala das vias torna a cidade muito menos humana, diferente das “Cidades Naturais” as quais estamos acostumados. Característica esta que parece ter origem após o modernismo, que teorizou o uso da escala humana para a Arquitetura, mas que não obteve êxito equivalente no Urbanismo.
Palmas para Arquitetos e Urbanistas pode ser descrita como cidade projetada, enfim pensada racionalmente para possibilitar a circulação de mercadorias e moradores bem como prever o funcionamento e localização de seus equipamentos e promover a devida integração social própria da cidade. Porem aos olhos dos moradores, parece haver um consenso em achar que há algo faltando, parece haver algum conceito que passou despercebido e reduziu o conceito de rua à circulação, exterminou a philia, a possibilidade da integração social através do contato direto. Gerou condição favorável a “mixofobia” ao ser demasiada extensa em qualquer locomoção a pé, e possuir a maior parte dos perímetros das quadras muradas, gerando um visual monótono.
Em contrapartida devemos praticar a “mixofilia” e para isso temos a quadra, esta em escala menor possibilita o verdadeiro calor humano, do contato e da diversidade, que se faz necessário para que nos sintamos confortavelmente bem na proximidade de casa e no uso cotidiano das funções da cidade. Para tanto uma das medidas possíveis é que a integração visual

Relacionados