Thais Gralik
ISSN 18092616
ANAIS
V FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA EM ARTE
Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba, 20062007
ARTEEDUCAÇÃO NA PÓSMODERNIDADE
E CULTURA VISUAL
Thais Paulina Gralik* thaisgralik@onda.com.br Resumo: Importantes questões contemporâneas têm afetado a sociedade, a cultura, a arte e a educação. A passagem do modernismo para o pósmodernismo, o aparecimento de um mercado cultural internacional e a situação do mundo pósguerra fria, provocam impacto e desafiam os arteeducadores a repensar a relação entre as artes visuais e a educação. Os problemas sociais tornamse relevantes, evocando a necessidade de propostas mais dinâmicas que considerem a diversidade de grupos, o desaparecimento dos limites entre as fronteiras das artes eruditas e a cultura popular. A cultura visual como campo de estudos, profundamente conectado com o pensamento pósmoderno, tenta superar essas necessidades, ampliando a experiência visual, através de uma exploração do visual pelo âmbito da dimensão social do olhar.
Palavraschave: Arteeducação; Cultura visual; Mercado cultural
Nos estudos, teorias e práticas relacionados ao ensino da arte, diferentes visões e conceitualizações convivem e disputam a primazia, na atualidade, convidando a uma reflexão sobre elas.
A despeito de políticas que surgiram em 1986, 1 contrárias ao ensino da arte nas escolas, ela vem alcançando uma consolidação e maior consciência como disciplina necessária no currículo e ainda uma melhora significativa na qualidade do seu ensino no Brasil.
*
Licenciatura Plena em Artes Plásticas (FAP) e em Desenho (UFPR), com especialização em
Computação Gráfica pela PUCPR. Mestranda do programa de Artes Visuais na UDESCSC, onde desenvolve a pesquisa pela CAPES (2006) “A Arte Seqüencial/Histórias em Quadrinhos dentro da perspectiva dos estudos sobre a Cultura Visual”.