Tgs - inferência e alegoria da caverna de patão

256 palavras 2 páginas
TRABALHO SOBRE INFERÊNCIA
Inferir sobre algo é quando utilizamos a razão e a lógica para chegarmos a uma conclusão. Com base nesta conclusão é possível criar novas teorias possibilitando assim um avanço. Obviamente, o ponto central desta construção é uma base bem estruturada e fundamentada. Sabemos que as formas como percebemos o mundo são imperfeitas, pois dependemos dos sentidos para isso. Sendo assim, se faz necessário o empirismo, pois é com ele que testamos e aprimoramos nossa razão.
Com a alegoria da caverna, Platão nos mostra como a ausência de conhecimento pode limitar nossa vida. Sabemos que, muito de nós ainda vive em uma caverna. A questão é: como sair? Só existe uma forma: deixar de contemplar as sombras (ignorância) e passar a enxergar a luz (conhecimento). Porém, sabemos que esse processo não é tão simples, pois cada indivíduo tem sua interpretação individual da realidade e do mundo, e se tomar como base apenas o “mundo dos sentidos” (conhecimento imperfeito), continuará prisioneiro de sua própria caverna.
Na história da humanidade vemos alguns exemplos de inferências sem base racional e lógica. Um deles é o exemplo de Adolf Hitler, que via os alemães como raça superior, e considerava os judeus uma raça “não humana”. Outro exemplo são os grupos religiosos, que a partir de seus modelos teológicos vão de encontro com o desenvolvimento, isso prejudica seus seguidores restringindo sua visão. Muitas religiões querem definir os padrões de vida das pessoas fazendo com que estas não conheçam outro modo de vida, tornando assim novos prisioneiros da

Relacionados