A importancia do papel
O papel é um dos materiais mais importantes que conhecemos e está
Figura 1: Papel Ofício
resistência, onde sua principal matéria-prima para a obtenção industrial dessas fibras é a madeira que é proveniente de troncos de árvores. A madeira é formada por vários tipos de células, cujas funções vão desde a sustentação da árvore e o transporte do liquido até o armazenamento de suprimentos, onde essas células são constituídas essencialmente de celuloses. A celulose é um polissacarídeo formado por milhares de ligações de monômeros de glicose produzidos durante a fotossíntese. Com relação ao ponto de vista químico, as fibras são formados pelas interações entre as moléculas de celulose, proporcionadas por moléculas de hidrogênio entre os grupos hidroxila dos monômeros de glicose.
presente constantemente no nosso dia-dia, como por exemplo, quando o utilizamos para escrita, para a impressão, para cadernos e livros, dentre outros. O papel é característico de propriedades químicas e físicas, mas está relacionado principalmente com a matéria-prima, os reagentes químicos e os processos mecânicos empregados em sua produção. História do Papel A necessidade de se utilizar diferentes materiais para se registrar sua história, levou o homem a produzir suportes, desde a época dos tempos remotos. Os primeiros suportes empregados foram às cascas e folhas de algumas plantas, rochas e argila, dentre outros. Dentre os produtos utilizados pelo homem, o mais importante para a história foi o Papiro que foi utilizado na Antiguidade por egípcios, fenícios, gregos e alguns povos da Europa durante a Idade Média.
Figura 3: Estrutura de uma cadeia de celulose
O Papel só veio a ser utilizado como suporte para a escrita na China, no ano de 105 d.C . Por muito tempo os chineses mantiveram o segredo de Figura 2: Fabricação sua fabricação, somente m do primeiro papel 751 que sua expansão na China começou, quando alguns prisioneiros chineses introduziram, na Ásia Central,