Tghdfgs
1080 palavras
5 páginas
-------------------------------------------------Um deficiente físico deve ser tratado como uma pessoa qualquer, havendo apenas uma diferença no aspecto motor, e nunca como uma pessoa "deficiente", a limitação em uma característica física não atinge a sua totalidade de ser, contida no conceito de pessoa deficiente ". · Os efeitos sociais e psicológicos, que acompanham alguns deficientes podem criar maiores problemas do que a incapacidade física. Quando se lida com o deficiente, deve ser dirigido para as qualidades mais similares àqueles de uma pessoa normal".
Freqüentemente a aparência física da pessoa deficiente é notadamente diferente às vezes até bizarra, privando -a das atividades normais da vida.Quanto mais diferente for a sua aparência, maior será a possibilidade de o deficiente físico ser alvo de chacotas, de ser ridicularizado, e ser motivo de pena, uma atitude que servirá para aumentar e perpetuar o mórbido conhecimento de sua diferença.
As tarefas principais do professor de educação física adaptada a promover a auto-aceitação e confiança que permitirão à pessoa deficiente desenvolver habilidades e talentos que compensam a sua deficiência física. Ele deve ser persuadido de que todas as tentativas são válidas.
Esporte é uma forma de manter o bem-estar do corpo, mas o basquete para pessoas com deficiência pode garantir equilíbrio, musculatura e oxigenação
Se você tem alguma deficiência física, saiba que pode conquistar uma série de benefícios para o corpo e a saúde jogando basquetebol em cadeira de rodas primeira modalidade paraolímpica a ser praticada no Brasil. Homens e mulheres com deficiência em membros inferiores (amputados, lesados medulares traumáticos, congênitos, quem adquiriu poliomielite, entre outros) podem praticar esse esporte, inclusive as crianças.
Daniela Oliva, professora do curso de fisioterapia da Universidade do Contestado, em Concórdia (SC), diz que o basquete sobre rodas melhora o desempenho cardiovascular e