Tg2 Torque 1
Para deslocarmos um corpo sobre uma superfície aplicamos uma força sobre ele. Agora, se quisermos girar um corpo ao redor de um ponto ou de um eixo devemos aplicar-lhe o que é chamado de torque ou momento de uma força. O torque tende a girar ou mudar o estado de rotação dos corpos, representando o efeito girante de uma força.
Objectivos
Este trabalho em grupo irá consistir no desenvolvimento teórico relativo ao torque, onde será demonstrado através de casos práticos e da resolução de um exercício proposto, o cálculo do torque e de outras componentes relativas a este. resumo Teórico
A segunda Lei de Newton toma uma forma peculiar quando aplicada aos movimentos que envolvem rotação. Definimos o torque como sendo o produto da força pelo comprimento de seu braço (Alonso e Finn, 1972).
e
No SI, o torque é expressado em Newton metros (Nm).
Para aplicar um torque a força deve ser exercida em um ponto que não coincida com o eixo de rotação e numa direção que não coincida com o raio de giro (Alonso e Finn, 1972).
O efeito girante de uma força ou torque depende de duas coisas: da intensidade da força aplicada; do comprimento do braço da força.
Uma força aplicada a um corpo em rotação realiza trabalho sobre o corpo. Este trabalho pode ser expresso em termos do torque da força e do deslocamento angular.
Onde: é o torque que na forma vetorial:
Da mesma forma que a translação, a rotação é causada por um agente externo produzindo uma força (Zilio e Bagnato, 2000). Consideremos um corpo rígido rodando com velocidade angular em torno de um eixo fixo O, conforme mostra a Figura 1., existe uma força F aplicada a uma distância r do eixo. Queremos encontrar o trabalho realizado por esta força.
Figura 1. Trabalho realizado por uma força durante a rotação de um corpo rígido
Durante um intervalo de tempo dt, o corpo roda a um ângulo , de modo que o ponto