Teylor , Fayor e Ford
3448 palavras
14 páginas
Biografia de Taylor (1856, 1915)Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro mecânico norte-americano, nascido em 1856 em Filadélfia nos Estados Unidos, ficou conhecido como o pai da Teoria Científica do Trabalho (ou taylorismo, designação dada em sua homenagem). Iniciou a sua carreira profissional com 18 anos como aprendiz de mecânico estudando à noite no curso de Engenharia Mecânica. Em 1881, já como engenheiro chefe nas fábricas de aço Midway, e após várias experiências de medição de tempos de execução de tarefas com o objectivo de eliminar ineficiências, introduz um método de produção baseado na produção em série - este método assentava na subdivisão dos processos produtivos em pequenos segmentos ou tarefas, tendentes a eliminar todos os tempos mortos. Complementarmente foi desenvolvido um sistema de prémios diferenciados para os trabalhadores que mais se aproximassem dos objectivos. Em 1890 torna-se Director da Manufacturing Investment Company, tendo depois passado por diversas fábricas onde foi implementados os seus métodos de produção e em 1906, é eleito presidente da Associação Americana de Engenheiros Mecânicos. Em 1911 publica a sua grande obra intitulada "The Principles of Scientific Management" na qual defende os princípios da Teoria da Gestão Científica do Trabalho. http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/taylorfrederick.htm Biografia de Fayol ( 1841 -1925 )
Engenheiro de minas e administrador francês, Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da actividade empresarial, a formular uma teoria completa de gestão e a definir as principais actividades do gestor dentro das organizações: planear, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Foi, juntamente com Frederick Taylor, um dos grandes precursores da Teoria Clássica da Administração, a qual enfatiza a estrutura das organizações. Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e destacou a necessidade de aprofundar a gestão e de cultivar qualidades de liderança.