Texto06
IDÉIA CENTRAL: A idéia central do texto é apresentar a origem do novo estilo o “Barroco”, principais influências, arquitetos, construções. Se expandiu de
Roma, para o restante da Itália e vários outros países europeus.
IDEIAS PARCIAIS: A arquitetura ganha espaço e importância com a função agora de reaproximar a Igreja Católica das pessoas. Com a corrupção da Igreja originou pedidos de reforma religiosa, surgiu então o movimento conhecido como Reforma Protestante. Com isso os artistas e arquitetos visavam envolver suas obras diretamente as pessoas e os ideais religiosos.
ARGUMENTO/ANÁLISE CRÍTICA: O autor mostra como era as características da arquitetura barroca, pela sua arte espaciais criados pela luz. Conta também do planejamento de Roma, a primeira influência do Barroco que foram conhecidas nas alterações feitas á malha urbana. E as intervenções que foram feitas em Roma, com obras publicas. O barroco surge apoiado e patrocinado pelo clero. Que desta vez em meio a Reforma Protestante, passa a ser mais social visando as pessoas.
CONCLUSÃO: O capitulo esclarece mais sobre a arquitetura barroca. As principais obras e artistas e arquitetos desse período. Retrata como a arquitetura barroca era situada em defesos lugares, como: no Norte da Itália, na Europa Central, na França e na Inglaterra.
OPINIÃO: Pude compreender o contexto da arquitetura barroca, da forma como o autor se referiu. As principais obras e arquiteturas barrocas. Desta forma após este período temos a arquitetura ainda mais fortificada e consolidada como um importante elo social. Esse livro esclareceu melhor o assunto em relação ao conceito no qual estamos estudando.
Nome: Thamirys M. O. Ribeiro
THAUII/2014