Texto
Diferença entre as economias do Brasil e da Índia está relacionada à agricultura
Do R7 * Texto: * *
O Brasil cresceu quase o dobro que os Estados Unidos no terceiro trimestre, com um PIB (soma das riquezas do país) de 1,3% contra 0,7% dos Estados Unidos, mas ainda se mantém distante da Índia, país que integra junto com o Brasil o Bric, a associação comercial formada pelas economias emergentes do Brasil, Rússia, Índia e China.
A principal diferença entre as economias do Brasil e da Índia está relacionada à agricultura. Enquanto no Brasil o setor teve uma diminuição na produção, na Índia ele foi o grande expansor da economia, ao lado do setor manufatureiro e de serviços.
No entanto, na comparação entre as grandes potências, o Brasil cresceu mais que a maioria das potências da Europa, perdendo para a China, Hungria e Islância. Os Estados Unidos, epicentro da crise financeira, teve um dos piores resultados, ao lado da Zona do Euro, Japão e Alemanha.
Entre as coincidências do Brasil com a Índia está a questão dos investimentos de estrangeiros na economia. A exemplo do Brasil, recentemente a Índia fez mudanças no marco regulador, que organiza a entrada de dinheiro do exterior no país, para facilitar as operações financeiras.
No entanto, as projeções para 2010 de ambos os países se mantém otimistas. No boletim Focus divulgado nesta semana pelo BC (Banco Central), analistas afirmaram que o Brasil deve crescer quase 5% no próximo ano. Já a Índia acredita que possa bater os 7%, com uma maior abertura econômica aos investidores internacionais por meio de uma reforma financeira.
A entrada maciça de capital estrangeiro no Brasil coloca em dúvida a possibilidade da formação de “bolhas especultativas”, quando investidores injetam dinheiro apenas de olho da rentabilidade e não no crescimento do país, na visão no nobel de Economia, Paul Krugman. Em visita ao Brasil na semana passada, ele disse que o